NOTÍCIAS

22 anos do Instituto Esther Valério

Crônica de Aniversário

Há vinte e dois anos, no dia 29 de janeiro de 1999, o Instituto Esther Valério inaugurou uma nova era e mudou os rumos da Educação em Pitangui. Modernizando-se e crescendo, a cada dia, a Escola proporciona a Crianças e jovens Pitanguienses um ensino de qualidade, em que o aluno é o centro do fazer Pedagógico.
Erguido sobre as bases sólidas do conhecimento de Didática de sua patrona, a Professora Esther Valério, e conservando sua ampla largueza de vista, o IEV se renova e se reinventa, dando continuidade à obra primordial da Educação e acreditando na liberdade como um bem maior:
" Crianças precisam ser livres para aprender;
Crianças precisam ser livres para sonhar".
A educação integral sempre foi a grande meta do Instituto Esther Valério. Aliada a uma educação intelectual, comprometida com a excelência, está a preocupação em desenvolver todas as potencialidades do educando, seja na área física, psíquica, espiritual, artística, ocupando-se também da consciência social e moral, que orienta o curso da vida. Conhecimentos, habilidades, atitudes e valores caminham juntos na busca pela formação da personalidade dos educandos e abrem possibilidades maiores para uma nova leitura do mundo.
O Instituto Esther Valério possibilita aos alunos o exercício da cidadania, ao participarem do Conselho de Crianças de Pitangui para a Proteção do Homem, das Águas, das Matas, dos Animais e Preservação do Patrimônio Histórico e Culltural_OSCIP federal, mantida pelo IEV, que destaca o valor do voluntariado e atua na preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico de nossa cidade.
Trabalhando com projetos, oferecendo duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol),com abertura para estudo de outras duas línguas, como o italiano e o alemão, a Escola mantém ainda o foco na criatividade, no pensamento crítico, com realce para situações que envolvam o raciocínio lógico, a empatia, a proatividade.
O Instituto Esther Valério é um grande laboratório em que crianças e jovens, ensaiando misturas, soluções e bases, experimentam a vida .
Parabéns, Equipe IEV, pelo trabalho excelente que vem construindo os fundamentos de um mundo mais fraterno e mais feliz!
A todos os professores, alunos, funcionários e pais, desejamos que o ano letivo, que se inicia em primeiro de fevereiro, seja feito de esperança, saúde fé e grandes realizações!
À Professora Esther Valério, a nossa homenagem!




Paulo Cesar Moreno Valério
Maria José Valério Calderaro Teixeira



Fonte: Instituto Esther Valério
Data: 29/01/2021


Instituto Esther Valério © 2014
Rua Gustavo Xavier Capanema , 90 , Centro, Pitangui - MG