COMUNICADO

O COMUNICADO é um espaço que contém informações importantes referentes a Escola.

Aos pais do 8º e do 9º ano
Publicado em 19/08/2020
Os professores têm observado que os alunos do 8º e do 9º ano, de um modo geral, não estão participando das aulas on-line, ministradas por eles, pelo sistema de videoconferência.
A professora de Redação não recebeu uma redação sequer. Outros professores dizem o mesmo com relação às atividades.
Diante disso, solicitamos-lhes providências, no sentido de que também os alunos cumpram devidamente sua parte.

Atenciosamente,

A Direção Pedagógica.
Comunicado importante
Publicado em 01/07/2020
A Direção do Instituto Esther Valério comunica a seus alunos e respectivos pais que, diante da situação inusitada, provocada pela Covid-19 e o consequente isolamento social, haverá aulas on-line aos sábados, e não emendaremos os feriados, para que, de volta às aulas presenciais, possamos encerrar o ano de 2020 ainda em dezembro.
Informamos-lhes também, que, de acordo com o novo calendário, as aulas on-line aos sábados começam neste próximo sábado, dia 4 de julho.
Esperando que a Escola possa reabrir-se dentro em breve, conforme seja autorizada, e contando com sua compreensão, subscrevemo-nos

Cordialmente,

A Direção Pedagógica
Comunicado aos alunos
Publicado em 29/06/2020
Boa tarde, meus alunos!

Temos que esclarecer alguns pontos essenciais ao nosso trabalho nesse tempo completamente atípico, em que aguardamos a reabertura da escola.
Sabemos das dificuldades dos alunos, dos pais e dos professores que, de uma hora para outra, tiveram sua vida virada de cabeça para baixo.
O importante, neste momento, é manter a calma, exercitar a obediência às normas e cuidar da saúde mental, ocupando-nos o mais que pudermos.
Muito importante também é saber que as atividades do Portal Bernoulli e as atividades propostas pelos seus professores, assim como as aulas em videoconferência são recursos para que mantenhamos os alunos em contato com o conhecimento, sem grande prejuízo.
No mundo inteiro, a Escola inaugura um momento ímpar, que nunca mais será o mesmo, pois são várias as lições que a Covid-19 nos tem trazido, como a esperança, a fé, a solidariedade, a obediência e, principalmente, o estudo on-line.
Nossa Escola aguarda ordem superior para reabrir e esperamos que seja logo, mas, ao mesmo tempo, teremos que prestar contas desse tempo à Superintendência Regional de Ensino, arquivando atividades, redações, relatórios dos professores. Por esse motivo, reafirmo a vocês a necessidade de fazerem todas as redações propostas pela professora de redação, enviando-as a ela pelo WhatsApp para correção e posteriores comentários, assim como enviar a cada professor as atividades por eles solicitadas. A cada atividade, a cada redação, à presença a cada aula será atribuído um valor, com média aritmética ao final e computaremos ainda a frequência _razão pela qual insistimos na sua participação efetiva.
Esclarecemos ainda que, de volta à escola, haverá, por parte dos professores, um diagnóstico dos alunos, com reposição das aulas presenciais para tirar dúvidas e resolver possíveis dificuldades.
Diante disso dirijo-me a vocês, como diretora pedagógica, para que saibam a necessidade de maior participação.
Conto sempre com vocês e sei que vão corresponder à minha solicitação.
No mais, o IEV, sem vocês, não tem graça nenhuma, pois são vocês que o iluminam e nos trazem força, confiança em nosso trabalho e alegria.
Beijos mil.
Com carinho,
Zezé
Drive-Thru Junina
Publicado em 19/06/2020
Contamos com a presença dos alunos e seus pais na Drive-Thru, se possível vestidos a caráter, como se fossem a uma festa junina.
Dia:20 de junho(sábado letivo)
Horário:das 14 às 16 horas
Local:porta do IEV
Observação: Os alunos passarão pela rua do IEV, mas não poderão descer do carro. Os professores os esperarão na calçada, acenarão para eles, recebendo-os com com música, clima de fogueira, muita alegria e uma pequena surpresa.
Não faltem!
Aos pais do Instituto Esther Valério
Publicado em 18/06/2020

A portaria do MEC, que diz respeito a aulas on-line até dezembro de 2020, refere-se apenas ao Ensino Superior e, assim mesmo, dentro do protocolo enviado às escolas, Faculdades de Medicina e outras já estão em funcionamento, com autorização do setor competente.
Quanto às aulas das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, o retorno deverá ser autorizado em breve, desde que mantidas as normas do referido protocolo.
A orientação recebida é de que a escola esteja adequada e de que estejamos a postos.
Em suma, vamos controlar a ansiedade, continuar incentivando nossos alunos a participar das aulas on-line, até que venha a ordem estadual de funcionamento .
O Instituto Esther Valério já está equipado, pronto para as aulas presenciais, que podem ser autorizadas a qualquer momento. Será bom também lembrar que a escola particular é uma realidade diferente da escola pública, a começar pelo número de alunos por turma.
A situação é complicada para todas as pessoas, não só no Brasil, mas em todo o mundo, e, neste momento, cabe-nos receber as lições que a Covid-19 nos tem trazido _ solidariedade, esperança, fé, união, maturidade, tranquilidade diante das dificuldades e redescoberta dos valores em família.
Toda essa dificuldade vai passar e, dentro em pouco estaremos juntos.

Cordialmente,

Maria José Valério Calderaro Teixeira
Comunicado aos pais
Publicado em 27/05/2020
Pitangui, 27 de maio de 2020.



Senhores pais,


Em 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, causada por um novo Coronavírus, altamente contagioso e associado a significativas taxas de letalidade.
Sabe-se que a doença é transmitida por meio do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (tosse, fala, espirros) e ao se tocar na face (olhos, nariz, boca), após contato com superfícies contaminadas.
Entre as medidas de controle, o distanciamento social tem sido ferramenta crucial na redução da transmissão do vírus na comunidade e a suspensão de aulas é parte dessa estratégia restritiva.
A volta às aulas tem sido motivo de apreensão e dúvidas por parte de pais ou responsáveis e também por parte da Escola. Se por um lado existe a preocupação em relação ao adoecimento dos filhos e, como consequência, de outros membros da família, por outro lado, há o prejuízo da aprendizagem e da socialização.
Diante disso, entendemos que a volta às aulas presenciais deva ser cautelosa, incluindo todas as precauções possíveis para minimizar a disseminação da infecção pelo Coronavírus na Escola.
O Instituto Esther Valério, com base em normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, destaca as seguintes providências, tomadas para o retorno dos alunos e as comunica aos pais, por meio deste documento, uma vez que reuniões se encontram suspensas, incluindo-se nas medidas restritivas:
a) informação aos pais, alunos, professores e funcionários sobre a Covid-19(modo de transmissão, sintomas da doença, medidas de prevenção);
b) crianças e profissionais da Educação, se doentes, não devem frequentar a escola;
c) oferecer diversos locais para lavagem das mãos, água e sabão, álcool em gel, para que se higienizem as mãos, frequentemente, especialmente antes e após as refeições e após a ida ao banheiro;
d) higienizar com frequência os recintos e superfícies;
e) propiciar ambientes arejados, com abertura de janelas e o maior número possível de atividades ao ar livre;
f) evitar aglomerações, na entrada, na saída dos alunos e nos intervalos;
g) criar horários alternativos de recreio;
h) jogos competições, festas, excursões, saraus, gincanas, reuniões, comemorações e atividades que envolvam coletividade estão temporariamente suspensas;
i) o ensino à distância será estimulado e aulas de Educação Física deverão ser modificadas para atender às medidas educativas;
j) os alunos deverão manter, em sala, a distância de, pelo menos, um metro entre si e não haverá trabalhos em grupo;
k) áreas externas e quadra serão utilizadas como salas de aula;
l) alunos que tenham contraindicações de frequentar a escola, por serem imunocomprometidos, ou que tenham doenças crônicas, receberão aulas on-line, bem como professores e funcionários que pertençam a grupos de risco serão deslocados para funções distantes do contato com alunos;
m) os pais serão orientados a não levar os filhos à escola, ao menor indício de quadro infeccioso, como febre, manifestações respiratórias, diarreia, entre outras, mantendo-se afastados enquanto aguardam a conclusão do diagnóstico.
O IEV adquiriu também um termômetro infravermelho digital para um cuidado maior com os alunos.
A Escola estará atenta para não estigmatizar o aluno, o que poderá trazer-lhe consequências negativas, como o bullying, por exemplo;
n) caso o aluno ou membros de sua família apresentem teste positivo para a Covid-19, a Escola deverá ser comunicada, sendo seu retorno condicionado à melhora dos sintomas e não antes de 14dias, a contar do primeiro dia do surgimento dos sintomas;
o) a Escola terá um espaço reservado para a situação em que haja adoecimento de algum aluno, professor ou funcionário, chamando-se imediatamente o responsável;
o) cartazes, mostrando a correta higienização das mãos, com duração de 40 segundos, utilizando-se água e sabão ou de 20 segundos, quando utilizado álcool em gel, serão afixados em vários locais da Escola, especialmente, nos banheiros;
q) os lavatórios serão abastecidos com água, sabão, papel toalha e álcool em gel;
r) higienizadores de mãos serão mantidos em salas de aula, corredores, banheiros, entrada e saída da escola;
s) orientar os alunos a não usarem lenços de tecido, mas lenços descartáveis, e evitar tocar olhos, nariz e boca.
Ao tossir ou espirrar, devem usar o antebraço;
t) o aluno, o professor e o funcionário deverão trazer sua própria garrafinha de água, utilizando os bebedouros comuns apenas para encher essas garrafas novamente, ficando proibido beber diretamente no bebedouro.
Caberá ainda a cada aluno ou professor trazer seu próprio recipiente de álcool em gel e não será permitido o empréstimo de material escolar ou material de higiene;
u) será obrigatório que todos os alunos usem máscara protetiva facial (pode ser adquirida na escola ao preço de R$20,00, não dispensando, sob ela, a máscara de tecido, que deve ser trocada a cada duas horas ou antes disso, se estiverem sujas, úmidas ou rasgadas;
v) a limpeza dos ambientes escolares deverá ser feita ao início de cada turno e mais frequentemente nas áreas de maior circulação de pessoas, assim como objetos mais tocados (maçanetas, interruptores, teclados, etc.).
Os funcionários responsáveis pela limpeza usarão luvas descartáveis, trocadas após cada tarefa, assim como usarão botas de borracha para esse fim.
A limpeza será feita com hipoclorito de sódio a 0,5%, aplicado a superfícies, e álcool a 70% para pequenos objetos;
x) o lixo será recolhido três vezes a cada turno e os bebedouros terão limpeza constante;
y) o transporte escolar deverá ser supervisionado pelos pais, que avaliarão o número de usuários e a preservação da distância recomendável entre as pessoas;
w) caberá também aos pais manter em casa as medidas de segurança e higiene, relacionadas pela Escola;
z) a Escola abre espaço para que os alunos possam expressar seus sentimentos, medos, dúvidas, cuidando, assim, da sua saúde mental e, nos casos mais sérios, comunicando o fato aos pais, para que busquem atendimento profissional.

Com relação à parte pedagógica, informamos-lhes que cada professor fará um diagnóstico da turma, com a finalidade de verificar as dificuldades dos alunos e relacionar os conteúdos que não foram bem assimilados, para conjugar a posterior revisão com a matéria a ser dada.

O retorno às aulas depende de autorização do Governador, o que ainda não aconteceu.
Diante disso, os alunos continuarão com aulas e trilhas on-line no Portal Bernoulli, após o término das férias, em 02 de junho, até que as escolas recebam autorização do Governador para funcionar.

A escola é um espaço de inclusão, formação e exercício da cidadania e, neste momento, o Instituto Esther Valério busca cumprir seu papel de também promover a saúde, com segurança e responsabilidade.

Cordialmente,
Maria José Valério Calderaro Teixeira
Diretora Pedagógica
Semana de provas
Publicado em 21/03/2020
Pais e alunos, haverá uma semana de aula antes do início das provas, quando for autorizado o retorno às aulas. A Direção.
Comunicado importante
Publicado em 19/03/2020
O Instituto Esther Valério comunica a seus alunos, pais, professores e funcionários que, devido à situação de risco ao coronavírus, as aulas estão suspensas até dia 31/03/2020 e o retorno estará sujeito a prorrogação, conforme normas governamentais.
Solicita aos pais manterem as crianças em casa, ocupadas, brincando e estudando, e seguindo todas as orientações prescritas pelo Ministério da Saúde, sem pânico. Manter o equilíbrio diante de situações difíceis, que não podemos mudar, como esta, é muito importante para a saúde mental, principalmente das crianças. Isso é tão importante quanto cumprir as normas de higiene.
Cordialmente,
Maria José Valério Calderaro Teixeira, Diretora Pedagógica.
Comunicado aos pais sobre dispensa de aulas
Publicado em 16/03/2020
Senhores pais,

Diante da situação a que todos nós estamos expostos, devido à disseminação do coronavírus, neste momento, já atingindo não mais unicamente pessoas que regressam de viagem a zonas de risco, mas também contagiando pelo contato direto, resolvemos suspender as aulas a partir de amanhã, terça-feira, dia 17/03, no Instituto Esther Valério.

Recomendamos, contudo, o seguinte:

a) os alunos deverão ser mantidos em casa, pois a suspensão de aulas compulsória não serão férias e a situação não permite que crianças e jovens fiquem circulando pelas ruas e clubes ou aproveitando esse período para viajar;
b) durante esse tempo, os alunos deverão dedicar-se aos estudos, com horários supervisionados pelos pais e preparar-se para as provas bimestrais cujo conteúdo foi passado aos alunos e está no site do IEV. Todos os alunos têm um livro marcado para prova. Os pais devem supervisionar essa leitura.
c) adotar rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, como lavar as mãos com sabão, durante 20 segundos (é o tempo de cantar Parabéns pra você duas vezes), antes de se alimentar.
Torna-se importante não colocar a mão (ou objetos) na boca, nos olhos, no nariz e limpar com água sanitária as superfícies de móveis, etc..
Deve-se lavar as mãos sempre que pegar em corrimãos, jornais, dinheiro, revistas, etc.. O álcool gel vem após a higiene das mãos;
d) pessoas idosas, diabéticas, hipertensas e com problemas respiratórios são grupos de risco e será importante preservá-las;
e) se houver em casa alguém que retornou de viagem, seja de alguma cidade próxima ou distante, todas as pessoas devem ser observadas durante sete dias, sem contato com outras pessoas. Se , nesse período, ocorrer febre ou outro sintoma, a pessoa deverá procurar o posto de saúde (não o hospital) para ser atendida por médico e fazer o exame e haverá a quarentena, de, pelo menos, 14 dias.
Esclarecemos que o coronavírus não ocasiona a morte da maioria das pessoas, a não ser as que já estão debilitadas e com baixo índice de imunidade pela idade ou por alguma doença.
Esperamos atravessar por essa dificuldade com tranquilidade, obediência às normas sanitárias e prevenção.
Se, nesse período de recesso, algum aluno apresentar qualquer sintoma, a escola deverá ser avisada imediatamente.
O retorno às aulas, previsto para segunda-feira, dia 23 de março, pode sofrer alteração, caso o vírus se propague com mais intensidade em Minas e será avisado pelo site do IEV a que todos os pais têm acesso.
Quanto à reposição de aulas e conteúdo, aguardamos orientação do Conselho Estadual de Educação.

Cordialmente
A Direção.
1
Publicado em 07/11/2019
1
Cursinho intensivo ENEM
Publicado em 11/04/2017

Aguardem!

Cursinho intensivo para o ENEM e outros vestibulares.
Informa??es adicionais ap?s a Semana Santa.

A Diretoria.
Villa 7 - N?cleo de Artes e Tecnologia
Publicado em 14/03/2017
Arte ? essencial para a vida!
Venha conhecer a escola.
Matr?culas abertas e vagas limitadas.

M?sica

Musicaliza??o infantil - Flauta doce - Saxofone
Flauta transversal - Trompete - Clarinete
Bateria - Percuss?o
T?cnica vocal - Canto Popular
Viol?o guitarra - Contra baixo
Harmonia e improvisa??o para todos os instrumentos
Teclado e Violino
Percep??o e aprecia??o Musical
Pr?tica em conjunto

Dan?a
Ballet - Jazz - Dan?as urbanas 9 Street Dance)

Teatro e Atua??o
Tecnologia
Fotografia
Produ??o de v?deo com celular
Produ??o de v?deo para o youtube
Curso de produ??o de v?deo completo para cinema

Lutas
Taekwondo


Rua Major Bahia, 240 Centro - Rua da F?brica ao lado da CLIMEP.
(037) 3271-4459 - 99919-2364
CAMPANHA DO AGASALHO - IEV - 2016
Publicado em 22/06/2016


AQUE?A O INVERNO DE QUEM PRECISA!

DOE AGASALHOS!



DOA??ES PARA O POVOADO DE VELOSO.

DEIXAR NA SECRETARIA DO IEV.
CAMPANHA DO AGASALHO - IEV - 2016
Publicado em 22/06/2016


AQUE?A O INVERNO DE QUEM PRECISA!

DOE AGASALHOS!



DOA??ES PARA O POVOADO DE VELOSO.

DEIXAR NA SECRETARIA DO IEV.
CAMPANHA DO AGASALHO - IEV - 2016
Publicado em 22/06/2016


AQUE?A O INVERNO DE QUEM PRECISA!

DOE AGASALHOS!



DOA??ES PARA O POVOADO DE VELOSO.

DEIXAR NA SECRETARIA DO IEV.
Convite XVIII Sarau do IEV
Publicado em 13/06/2016
Convidamos as fam?lias de nossos alunos para o XVIII Sarau do IEV.
Data: 2 de julho (s?bado)
Hor?rio: 18 horas ( em Ponto)
Local: Sal?o Paroquial de Pitangui
Como se trata de uma situa??o de educa??o social para nossos alunos, em que h? a parceria escola x fam?lia, solicitamos aos pais e convidados observar, durante as apresenta??es, o mesmo sil?ncio exigido dos alunos e aplausos.

Obs.: Ap?s as apresenta??es venderemos tropeiro.
Cordialmente,
A Dire??o.
Convite
Publicado em 03/06/2016
Senhores pais,

Convidando-os para o Forr? do IEV, que se realizar? no dia 04 de junho, a partir de 19:00, no Centro Social de Pitangui
Esperando contar com sua presen?a, de grande import?ncia para a Escola e essencial para que seu filho se sinta prestigiado, subscrevemo-nos.

Cordialmente,
A Dire??o
CURSO PARA ENEM
Publicado em 20/04/2016
Como usar o portal Hora do ENEM em 8 passos


Acesse horadoenem.mec.gov.br
Defina o curso que voc? quer fazer e o tempo que tem dispon?vel para estudar.
Responda algumas quest?es e, em seguida, voc? receber? um plano de estudos individualizado.
Esse plano ? exclusivo, s? seu, e vai respeitar os hor?rios que voc? tem para estudar.
No Portal, voc? poder? fazer sua inscri??o para os simulados do MEC. O primeiro acontecer? no dia 30 de abril.
Ap?s o simulado do MEC, voc? receber? um diagn?stico completo da avalia??o e um plano detalhado dos estudos.
Com o Portal MECFLIX, a partir do dia 2 de maio, voc? ter? acesso a videoaulas e exerc?cios com o s melhores professores do pa?s.
A partir do dia 2 de maio, na TV Escola e em mais 40 canais de TVs p?blicas, voc? tamb?m encontrar? uma programa??o di?ria sobre a Hora do ENEM.
Curso IEV Preparat?rio para ENEM e Vestibulares
Publicado em 18/02/2016



Alunos aprovados nos mais concorridos cursos da UFMG, PUC, UEMG e Universidade de Coimbra (Portugal)

Pre?os especiais para voc?!

Plant?o de Reda??o e Atualidades al?m da grade curricular completa.

Material: Bernoulli
In?cio: 1? de mar?o

Informe-se na Secret?ria do IEV ( Rua Gustavo Xavier Capanema, 90) - Tel. (37)3271-4540

Matricule-se j?!

Instituto Esther Val?rio - a tranquilidade de quem entende de Educa??o.




17? Anivers?rio do IEV
Publicado em 26/01/2016
O Instituto Esther Val?rio completa em 2016 dezessete anos e se renova, sobrepondo-se cada vez mais como a escola que mudou os rumos da Educa??o em Pitangui.
A imagem da Professora Esther Val?rio ? renomada educadora pitanguiense ? faz-se presente no IEV onde educar ? tradi??o.
Com uma vis?o antecipada de futuro e um profundo conhecimento, principalmente no campo da did?tica, ela lan?ou as bases s?lidas de uma escola em que o momento m?gico da aprendizagem se constr?i sobre os alicerces do esfor?o, da disciplina, do compromisso e, de modo especial, sobre a moral e a ?tica.
O IEV valoriza o desenvolvimento do educando em todas as ?reas e cr? na liberdade como elemento imprescind?vel ao ato de aprender. Continuando o trabalho de sua m?e, a Diretora Pedag?gica, Maria Jos? Val?rio Calderaro Teixeira, estabelece nesta escola as metas de uma did?tica que busca sempre um novo olhar e coloca o aluno como centro do fazer pedag?gico.
Destacando-se no universo das institui??es de ensino pela concorr?ncia leal e pela seriedade do trabalho que desenvolve, o Instituto Esther Val?rio ensina a seus alunos, pelo exemplo, valores essenciais a vida, como a lealdade, a sinceridade, a integridade moral, a gratid?o e o respeito, o amor ao estudo e ? fam?lia.
A seguran?a do conte?do que ministra com a combina??o de diferentes m?todos, aliados ? Pedagogia Waldorf e ao material Bernoulli/Positivo, abre muitas perspectivas a seus alunos, trazendo-lhes uma ampla vis?o de mundo e n?o apenas lhes transmitindo esses conhecimentos, pois educar ? construir caminhos que levem o aluno a vencer desafios e a chegar mais rapidamente ?s suas descobertas ? o ponto ?timo da aprendizagem.
N?o vale mais o professor que s? explica e resolve f?rmulas no quadro ? isso n?o ? ensinar.
Tamb?m n?o tem valor o material utilizado sem conhecimento de did?tica e sem orienta??o pedag?gica firme.
O Instituto Esther Val?rio ? um grande laborat?rio em que crian?as e jovens, ensaiando misturas, solu??es e bases, experimentam a vida. Constitui uma grande oficina de artes e linguagens para a constru??o da paz.
No 17? anivers?rio do IEV, os cumprimentos ?queles que nesta escola acreditam no poder de um trabalho s?rio e seguem firmes na miss?o de educar.
? Equipe IEV ( professores, diretores e funcion?rios), votos de sucesso sempre.
Aos alunos do IEV, parab?ns por terem escolhido uma escola que os recebe em fam?lia e em que ser feliz ? a lei maior .
Feliz anivers?rio, IEV ? escola que engrandece Pitangui!
Instituto Esther Val?rio ? a tranquilidade de quem entende de Educa??o.









Instituto Esther Valério © 2014
Rua Gustavo Xavier Capanema , 90 , Centro, Pitangui - MG